Hapvida

A

ANS
Agência Nacional de Saúde Suplementar. É a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

B

Back-office
Refere-se à retaguarda administrativa ou financeira, que tem por objetivo resolver problemas rotineiros nas empresas. Ainda que, ambas áreas não tenham contato direto com o cliente, o suporte oferecido é primordial para o funcionamento de processos internos, que possuem ligação direta com o lucro da Companhia e consequentemente com a satisfação do cliente.

C

CADE
Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

CAGR (Compound Annual Growth Rate)
Refere-se à taxa de crescimento anual composta, é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer do seu saldo inicial para o final.

Capital Baseado em Riscos
É a regra de capital que define montante variável a ser observado pela operadora em função de fatores pré-determinados por modelo padrão estabelecido pela ANS, compreendendo os principais riscos envolvidos nas atividades relacionadas à operação de planos privados de assistência à saúde, quais sejam: o risco de subscrição, o risco de crédito, o risco de mercado, o risco legal e o risco operacional.

Caixa Vinculado
Refere-se ao caixa da empresa vinculado junto a ANS para a cobertura das provisões técnicas.

CBR
Capital Baseado em Riscos

Churn
Métrica utilizada para determinar a perda de receita ou de clientes. Exemplo: O churn do Hapvida foi de 3% no mês de julho, estável com os meses anteriores, portanto não demonstra que houve uma perda de clientes.

Contas médicas Caixa
Corresponde pelas despesas assistenciais ajustadas pela (i) provisão para ressarcimento ao SUS, (ii) PEONA e (iii) Depreciação e amortização.

Coparticipação
Porcentagem de cada atendimento, além da mensalidade de cada mês.

Cross-selling
Técnica utilizada para vender mais de um serviço, de maneira complementar, para o mesmo cliente. No caso da Companhia seria a venda do plano de saúde e plano odontológico.

D

E

Ebitda LTM (last twelve months)
Refere-se ao Ebitda dos últimos 12 meses.

F

Fee for service
Taxa por serviço, em tradução literal — é o modelo de remuneração em que você paga por serviço prestado.

G

Glosa
Termo que se refere ao não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde.

GRI (Global Reporting Initiative)
É uma organização internacional de padrões independente que ajuda empresas, governos e outras organizações a entender e comunicar seus impactos em questões como mudança climática, direitos humanos e corrupção.

H

HMO
Organização de Manutenção de Saúde oferece aos empregadores ou grupos uma maneira de cuidar de todas as necessidades de cuidados de saúde de seus funcionários ou membros com custos reduzidos negociando com médicos específicos, hospitais e clínicas. Esses provedores específicos devem ser usados pelo empregado pelas taxas reduzidas a serem fornecidas ao plano de seguro médico.

I

IGR
Índice geral de reclamações. Tem como finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. Contempla o número médio de reclamações de beneficiários recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice tem como referência cada 10.000 beneficiários do universo de consumidores analisado.

IPO
Oferta Pública Inicial.

J

K

L

M

M&A (Mergers and Acquisitions)
É o mesmo que o termo Fusões e Aquisições em português.

Margem de Solvência
Corresponde ao saldo, em reais, entre Patrimônio Mínimo Ajustado da operadora e a Solvência Exigida pela a ANS.

Market share
Fatia de mercado que uma determinada empresa possui.

N

N

O

Overlap
Refere-se à sobreposição de mercado, ou seja, quando duas empresas do mesmo setor possuem suas operações no mesmo munícipio e concorrem entre si.

ONA
Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação.

P

PDD
Provisão para devedores duvidosos – As provisões são lançamentos de valores como se fossem despesas, sem ainda ser. Tem-se uma provisão quando uma pessoa jurídica faz uma reserva representando uma expectativa de perda de ativos ou estimativas de valores a desembolsar.

PESL
Provisão de eventos/sinistros a liquidar. Provisão para garantia de eventos já ocorridos, registrados contabilmente e ainda não pagos. O registro contábil é realizado pelo valor integral informado pelo prestador ou beneficiário no momento da apresentação da cobrança à entidade, sendo posteriormente ajustado por glosas e descontos.

PEONA
Provisão de Eventos ocorridos e não Avisados. Provisão para fazer frente ao pagamento dos eventos que já tenham ocorrido e que não tenham sido informados à Companhia antes do encerramento do período, a qual foi constituída com base em metodologia atuarial.

Pipeline
Processo, com foco nas ações dos vendedores, que o cliente passa até o momento de concretizar uma compra.

PMA
Patrimônio mínimo ajustado. Para operar no mercado de planos de saúde regulado pela ANS, a operadora de planos de saúde deve manter o patrimônio mínimo ajustado para fins econômicos conforme estabelecido pela ANS. O patrimônio mínimo ajustado é calculado como o patrimônio líquido menos ativos intangíveis não circulantes, créditos tributários decorrentes de prejuízos fiscais, despesas de vendas diferidas e despesas antecipadas.

PPCNG
PPCNG Provisão de prêmios ou contraprestação não ganhas. Caracteriza-se pelo registro contábil do valor cobrado pelas operadoras da Companhia para cobertura de risco contratual proporcional aos dias ainda não transcorridos dentro do período de cobertura mensal, para apropriação como receita somente no período subsequente, quando a vigência for efetivamente incorrida.

PPO
Organização de Provedor Preferencial oferece custos reduzidos aos membros faturados em seu plano de seguro de saúde. Semelhante a um HMO, mas os funcionários ou membros podem escolher o médico que desejam ver em vez de serem exclusivamente restritos aos provedores de HMO. Um membro pode escolher entre um membro ou um provedor que não seja membro.

Q

R

S

SG&A (Selling, General and Administrative Expenses)
São as despesas com vendas e as despesas gerais e administrativas da Companhia. As despesas com vendas estão relacionadas, como o próprio nome diz, com as vendas da empresa, exemplo: comissões, publicidade e propaganda, provisão para perdas sobre créditos e outras despesas com vendas. As despesas gerais e administrativas estão relacionadas à área administrativa da empresa, como exemplos: despesas de pessoal, serviços de terceiros, localização e funcionamento, tributos, provisões para riscos cíveis, trabalhistas e tributários.

Sinistralidade
Índice que mostra a relação entre despesas assistenciais e o total das receitas com operação de planos de saúde ou de odontologia (contraprestações efetivas).

Solvência Exigida
Maior valor entre (a) 20% das contraprestações dos últimos 12 meses e (b) 33% da média anual dos eventos dos últimos 36 meses, multiplicado pelo percentual de diferimento conforme curva disponibilizada pela ANS.

SUS
Sistema Único de Saúde é a denominação do sistema público de saúde no Brasil inspirado no National Health Service Britânico.

SUS – Provisão
Refere-se as cobranças realizadas pela utilização do SUS pelos beneficiários da operadora.

T

U

V

W

X

Y

Z

Última atualização em 8 de janeiro de 2024.
Close