Hapvida

Perfil Corporativo e Mercado de Atuação

Perfil corporativo

A Hapvida Participações e Investimentos S.A. é uma holding constituída na forma de sociedade por ações, domiciliada no Brasil e com sede na Av. Heráclito Graça, nº 406, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.

A Companhia obteve o registro de empresa de capital aberto em 20 de abril de 2018 e iniciou a negociação de suas ações no segmento especial Novo Mercado B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, no dia 25 de abril de 2018, sob o código HAPV3.

Fundada em 1979, inicialmente como uma clínica, a Companhia tem como atividades preponderantes: (i) a venda de planos de saúde com cobertura de custos de assistência médica, sendo a maior parte dos atendimentos realizada nas suas redes clínica, ambulatorial e hospitalar próprias; e (ii) a venda de planos odontológicos com os serviços prestados através de rede credenciada.

Ao longo dos anos, a Companhia realizou diversas aquisições e, em 2022, concluiu a combinação de negócios com a Notredame Intermédica (GNDI). Na época da combinação de negócios, ambas as empresas já possuíam uma longa trajetória na assistência médica e eram consolidadas como referências nacionais, buscando sempre promover, de maneira acessível, o que há de melhor na medicina. A combinação de negócios uniu, assim, companhias com complementaridade geográfica e uma vasta gama de produtos, estruturas hospitalares e soluções em saúde.

Mercado de atuação e produtos

A Hapvida atua no setor de saúde suplementar e direciona sua estratégia para a prestação de serviços de forma verticalizada, em que o atendimento ao beneficiário é prioritariamente realizado em rede própria, com o objetivo de proporcionar assistência médica e odontológica de qualidade e com baixo custo. A Companhia opera em um único segmento operacional, cujos resultados operacionais e financeiros são regularmente revisados de forma agregada pelo Conselho de Administração, que conduz a tomada de decisões.

A Companhia acredita que o modelo de negócios verticalizado e integrado constitui um grande diferencial para os serviços prestados. A existência de unidades próprias de atendimento permite uma gestão integrada, focada nas necessidades dos clientes, com protocolos de melhores práticas alinhados a padrões internacionais. A tecnologia é utilizada para o alinhamento de dados e informações entre a operadora e a rede de atendimento, bem como para a inteligência na contínua melhoria da gestão de controle de custos, redução de desperdícios e qualidade de atendimento aos beneficiários.

A estrutura organizacional da Companhia inclui hospitais, pronto atendimentos, clínicas e outras unidades de atendimento, que atendem as demandas dos beneficiários contratantes dos produtos comercializados pela operadora de planos de saúde. Dentro do modelo de negócio verticalizado, o objetivo final é maximizar a geração de valor consolidada (operadora e unidades de atendimento) para os seus acionistas e a prestação de serviços de qualidade aos beneficiários em geral.

A Companhia opera por meio de dois tipos de produtos:

  • Planos de Assistência Médica
  • Planos de Assistência Odontológica

Estes produtos estão distribuídos geograficamente nas cinco regiões do país.

Planos de Assistência Médica

Os planos de assistência médica, tanto a categoria individual/familiar quanto na categoria corporativa, são vendidos em todos os estados da Região Nordeste e nos estados do Amazonas e Pará na Região Norte. A Companhia opta por vender esses serviços preferencialmente em onde possui rede própria de atendimento.

A Companhia oferece três tipos de cobertura de planos de saúde:

  • Nosso Plano: O Nosso Plano é o produto mais vendido entre os planos de assistência médica. Ele conta com uma rede exclusiva de atendimento, incluindo hospitais, centros clínicos, unidades de pronto atendimento, unidades de diagnóstico por imagem e postos de coleta laboratorial. O cliente Nosso Plano pode escolher entre as categorias Enfermaria ou Apartamento. A categoria Enfermaria consiste em um quarto com dois leitos, devidamente equipado para compartilhar a estadia. Na categoria Apartamento, o beneficiário tem direito a um quarto exclusivo para o seu tratamento, quando necessário.
  • Mix: A linha Mix oferece serviços da rede exclusiva de atendimento, conforme descrito no item anterior, bem como serviços limitados da rede credenciada. Ao adquirir este produto, o beneficiário tem acesso à rede credenciada para mais opções de atendimento, mas não tem acesso a 100% dos credenciados. A rede credenciada da Companhia possui cerca de 1.500 estabelecimentos, incluindo hospitais, médicos credenciados e clínicas.
  • Pleno: A linha Pleno inclui serviços da rede exclusiva de atendimento e de uma rede credenciada minuciosamente selecionada para garantir a qualidade na prestação do serviço. Com este produto, o beneficiário tem acesso a 100% da rede credenciada da Companhia.

Planos Odontológicos

A Hapvida conta com dentistas credenciados em todos os estados do país, permitindo ampliar sua base de clientes e fortalecer sua marca com abrangência nacional. Isso traz oportunidades interessantes de cross-selling com seus planos de saúde em regiões onde estes ainda não são comercializados.

A Companhia oferece quatro tipos de coberturas de planos odontológicos: Prevenção e Urgência, Misto, Pré-Pagamento e “Além Rol”. O primeiro produto é o mais simples, cobrando do beneficiário apenas o valor referente a procedimentos de prevenção e urgência. Caso o beneficiário necessite de serviços adicionais, estes são realizados na modalidade pós-pagamento e pagos diretamente ao prestador de serviço (produto Misto).

A modalidade Pré-Pagamento oferece cobertura nacional para todos os procedimentos incluídos no rol estipulado pela ANS. Por fim, o produto “Além Rol” oferece uma cobertura garantida superior ao exigido pela ANS, incluindo ortodontia e procedimento com órteses e próteses.

Última atualização em 20 de junho de 2024.
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