Estratégia

Acreditamos que a prestação de serviços de assistência à saúde de qualidade e a obtenção da melhor satisfação do beneficiário são fundamentais para a nossa estratégia de crescimento, tanto nas regiões em que atuamos como nas demais regiões do país em que acreditamos poder replicar nosso modelo de negócio de forma bem-sucedida.
Planejamos nosso crescimento futuro pautado, principalmente, em três planos que podem ser executados de forma simultânea em diferentes regiões do país, conforme abaixo discriminado:

Em todos os casos, a expansão das nossas atividades ocorrerá de maneira orgânica, por meio de investimentos em novas unidades, e de aquisições de empresas do setor, compreendendo tanto carteiras de clientes de outras operadoras quanto unidades de atendimento de terceiros.

Foco no crescimento orgânico consistente com o nosso atual modelo de negócios.

Continuaremos a impulsionar o crescimento orgânico com base em nossa proposta de valor diferenciada e nos investimentos recentes em qualidade, comunicação e novas instalações, sustentando a prestação de serviços de qualidade a nossos clientes a baixo custo. No contexto de nossa expansão, inauguramos em 25 de janeiro de 2018 um novo hospital em Teresina, Piauí, até então a única capital da região Nordeste em que ainda não tínhamos infraestrutura hospitalar própria, que conta com 53 leitos. Estamos também avançando na construção de outro hospital, em Joinville, no estado de Santa Catarina, que contará com 123 leitos.
As Regiões Norte e Nordeste, onde já possuímos posição de liderança em termos de beneficiários e faturamento, ainda apresentam potencial de crescimento relevante tanto nas cidades em que operamos quanto em microrregiões nas quais ainda não temos infraestrutura própria.

Continuar a impulsionar nossa estratégia comercial e o fortalecimento de nossa marca.

Buscaremos expandir nossa rede de corretores e representantes comerciais externos, focados em clientes corporativos e em clientes individuais, e nossas equipes próprias de vendas e pós-vendas, que são focadas na manutenção do relacionamento com grandes e médios clientes corporativos.
Daremos continuidade à abordagem sistemática de nossa estratégia comercial desenvolvida nos últimos anos, compreendendo o aumento do nosso portfólio de serviços, a ampliação do uso da tecnologia de conexão direta com os canais de venda, de modo a agilizar e otimizar o processo de aquisição dos planos de saúde e odontológicos, e o fortalecimento de nosso relacionamento com os corretores, expandindo a remuneração com base no desempenho. Também continuaremos a agregar profissionais experientes às equipes comerciais e a investir em treinamento.
O posicionamento de nossa marca em cidades estratégicas abrange a prestação de serviços segmentados aos nossos clientes – segregamos o atendimento por públicos para que seja possível viabilizar nossos serviços aos Beneficiários com ainda mais efetividade e segurança. A título ilustrativo, contamos com o Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, inaugurado no segundo semestre de 2017 e localizado na cidade de Fortaleza. O empreendimento é o primeiro de nossa Rede Própria, e o primeiro hospital privado do Estado do Ceará, a oferecer atendimento exclusivo à mulher. O hospital conta com mais de 150 leitos, com capacidade para até 1.300 internações por mês, possuindo 6 salas individualizadas com camas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), bem como equipamentos necessários para realização de procedimentos, incluindo berçários aquecidos para permanência do recém-nascido perto da mãe e uma ala especial destinada ao parto humanizado.
Ainda, buscamos incentivar a permanência de nossa marca como top of mind do Estado do Ceará – conforme DataFolha – através do incentivo e patrocínio a diversas iniciativas sociais e esportivas. Em algumas capitais das regiões Norte e Nordeste do país, por exemplo, viabilizamos uma assessoria de corrida gratuita à população – diariamente, cerca de 10.000 pessoas correm em capitais do Brasil com orientação de educadores físicos em grupos de corrida criados e patrocinados por nós, com treinos customizados para cada atleta
(Programa Hapvida +1k). Em algumas capitais, patrocinamos ações que visam facilitar a mobilidade urbana; implementamos sistemas de bicicletas compartilhadas e contribuímos para trazer o primeiro sistema de carros elétricos compartilhados do Brasil, por meio de um projeto elaborado a partir dos modelos que já funcionavam nas cidades de Paris e Milão, favorecendo a redução do trânsito e da emissão de poluentes. Com o objetivo de reforçar nossa marca, continuaremos a investir também em publicidade em meios de comunicação de massa online e offline, incluindo TV, rádio, internet e mídia social.

Expansão geográfica por meio de aquisições estratégicas.

Nas regiões Norte e Nordeste do país, não obstante a extensão e capilaridade de nossa Rede Própria, acreditamos ter oportunidades de aquisições de carteira de clientes e/ou infraestrutura de atendimento para expandir ainda mais nossa Rede Própria exclusiva. Adicionalmente, acreditamos que nossas vantagens competitivas, aliadas ao crescimento do mercado, nos permitirão continuar obtendo crescimento da nossa carteira de clientes nessas regiões ao longo dos próximos anos, proporcionando um aumento em nosso marketshare.
Adicionalmente, acreditamos ter oportunidades de iniciar a atuação da Companhia em cidades das regiões Norte e Nordeste em que ainda não possuímos infraestrutura de atendimento. Identificamos, inicialmente, 10 microrregiões30 espalhadas pelos diversos Estados dessas regiões que acreditamos ter potencial de desenvolvimento de nossas atividades com nosso modelo de negócio. Tais microrregiões contam com mais de 300 mil habitantes cada e potencial econômico para desenvolvimento do mercado de saúde suplementar.
As Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, que, em conjunto, contam com aproximadamente 39 milhões de beneficiários em um mercado fragmentado e com potencial de consolidação, oferecem oportunidades de aquisições de empresas verticalizadas, carteiras de clientes e infraestrutura de atendimento. O fortalecimento da nossa marca, conforme mencionado no item acima, atrelado a aquisições estratégicas em áreas geográficas
específicas, funcionarão como centros para futura expansão orgânica e permitirão replicar o nosso modelo de negócios verticalmente integrado. Tais aquisições permitem expandir rapidamente a nossa presença em novos e já existentes mercados geográficos, aumentando nossa carteira de clientes em diferentes regiões.
De forma geral, acreditamos que nosso modelo de negócio nos possibilita atuar como uma plataforma de consolidação do setor e fazer uso de oportunidades oferecidas pela fragmentação do mercado de operadoras de planos de saúde e de hospitais privados. Buscamos ativamente potenciais alvos estratégicos para manter o nosso ritmo recente de aquisições. A nossa estratégia de aquisição tem o seu foco em (i) áreas com altas
concentrações de Beneficiários, mas onde a oferta de serviços da nossa Rede Própria é restrita; (ii) empresas integradas de assistência à saúde contando com uma carteira de Beneficiários e uma rede própria com grande potencial de sinergia; e em (iii) grandes mercados adjacentes aos mercados em que já estamos presentes.

Impulsionar o crescimento orgânico da nossa rede odontológica por meio do cross-selling.

Na data deste Prospecto, nossa Rede Credenciada de atendimento aos Beneficiários de planos odontológicos conta com mais de 5.000 dentistas, prestando atendimento em todo o território nacional. Acreditamos que existe uma oportunidade significativa para aumentar ainda mais esse negócio por meio de mais iniciativas de cross-selling, uma vez que apenas cerca de um terço da nossa base de contratos de planos de saúde de clientes institucionais incluíam planos odontológicos em 31 de dezembro de 2017. Continuaremos a fomentar a venda de planos de odontológicos junto à nossa base de clientes de planos de saúde atualmente existente.

Foco na atuação no setor de medicina preventiva.

As unidades de tratamento preventivo constituem outro elemento fundamental do nosso modelo verticalmente integrado de prestação de assistência à saúde. Tais unidades têm o objetivo de tratar pacientes com doenças crônicas e outros pacientes com condições cujo tratamento ensejaria custos potencialmente elevados; nelas, realizamos projetos e ações que promovem a qualidade de vida de grupos especiais, como gestantes e idosos, além de grupos de risco e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade.
Buscamos assegurar que nossos Beneficiários recebam os cuidados médicos preventivos apropriados e adotem hábitos mais saudáveis visando a melhoria de suas condições de saúde de modo geral. Os Beneficiários dos programas contam com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e enfermeiros, que fazem o monitoramento do paciente para evitar a ocorrência de doenças que possam ser evitadas e acompanhadas. Além disso, a medicina preventiva promove educação em saúde e campanhas de mapeamento de doenças crônicas no local de trabalho dos nossos clientes, em parceria com as empresas.